O Escudo pleno de verde que compõe este brasão tem em conta uma determinada regra de composição onde estão inseridos os seus elementos constitutivos.
Elementos constitutivos:
O escudo verde representa a paisagem que circunda a freguesia. Tregosa situa-se parte em planície, parte na encosta norte e nordeste das ramificações do monte Arefe, o verde dos campos e dos montes é, sem dúvida, a cor dominante nesta localidade. Por sua vez, a escolha desta cor justifica-se por outrora ser conhecida por Trebousa, Tragosa e ainda pela denominação de Torgoosa, que assim viria de torgo, raiz, nome de planta espécie de urze.
3 enxadas de ouro – simbolizam a actividade económica desta freguesia que é maioritariamente agrícola. O cultivo dos campos, sobretudo, o milho e a vinha, são as principais fontes de riqueza da população de Tregosa, embora hoje outras actividades que ajudem a suportar a economia da freguesia.
Ponte de prata delineada a negro – simboliza a “ponte velha” de Tregosa sobre o Rio Neiva reconstruída em 1905.
Faixa ondeada de prata com cinco faixetas de azul – simbolizam o rio Neiva que atravessa a freguesia, já que a Tregosa se situa na bacia orográfica do Neiva.
A esfera Armilar (coroa mural) forma de uma “cercadura” e, na sua origem figura D. Manuel de quem ela foi divisa. Nela estão desenhadas 3 torres que simbolizam um freguesia, em particular, a freguesia de Tregosa.
Listel Branco com dizeres a negro: Tregosa- Barcelos